Empresa conseguiu alcançar outros mercados com a inovação
Autor: Ana Cristina Padilha
Fonte: Sebrae Nacional
AK Moda Íntima piauiense reorganizou sua estrutura para se adequar ao aumento de vendas.
A AK Moda Íntima foi criada em 1993 e tem foco na venda de peças íntimas como calcinhas, conjuntos com bojo, camisolas, cuecas box, baby dool, entre outros. Em 2008, a empresa sentiu a necessidade de expansão, uma vez que estava operando com o dobro de máquinas e de funcionários e não tinha como crescer fisicamente.
Sendo assim, foi elaborado um projeto para setorizar o empreendimento de modo que cada setor pudesse ter espaço para trabalhar. Os setores foram divididos da seguinte forma: corte, almoxarifado, produção, peças acabadas, controle de qualidade, loja, estoque e escritório. Também foram modificados fachadas e layout da loja, ocasionando maior conforto para os clientes. A AK Moda Íntima procurou, nos últimos anos, também inovar na área de marketing, qualidade e produção.
Uma das medidas tomadas foi a implantação de consultorias dentro da produção e vendas, o que teve grande impacto, pois obteve-se um aumento bastante significativo na produção. A empresa começou a produzir coleções por temporada e lançou o primeiro site com loja virtual do Piauí. Outro ponto importante é a abertura das vendas por meio da representação.
Benefícios da inovação
Com as mudanças, a AK Moda Íntima aumentou o número de clientes e superou as fronteiras do Piauí, vendendo agora para a maioria dos estados brasileiros. As vendas por representação ampliaram o mercado e hoje a empresa conta com mais de 10 representantes no Brasil e atinge quase 40% dos estados brasileiros.
O propósito da AK Moda Íntima atualmente é ter representação em todos os estados e divulgar o site para que as pessoas possam realizar suas compras sem precisar sair de casa. O crescimento foi global. Hoje a empresa conta com 25 funcionários e três lojas no estado do Piauí.
A AK Moda Íntima foi auxiliada pelo Sebrae por meio do Projeto Confecção Norte Piauiense.