Inicial > Uncategorized > Negócio a Negócio vai direto ao empreendedor

Negócio a Negócio vai direto ao empreendedor

Negócio a Negócio vai direto ao empreendedor

Em nove meses, agentes de orientação realizaram 280 mil atendimentos com microempresas e empreendedores individuais; próximo passo é chegar às pequenas empresas

Mariana Flores

Fernando Bizerra
Nei Gonzaga trabalha como “marido de aluguel” e se beneficia dos serviços do Negócio a Negócio

Brasília – O Sebrae está empenhado em reforçar sua atuação direta com foco em micro empresas com até quatro empregados e nos empreendedores individuais. Por isso, implementa desde outubro do ano passado o Projeto de Atendimento Ativo Negócio a Negócio. Por meio de visitas aos empreendimentos, o agente de orientação ajuda os empresários a identificar os pontos fracos da gestão e a alavancar o negócio. Na terça-feira (20) e quarta-feira (21), gestores do projeto e agentes de orientação participam em Brasília, no Quality Lakeside (Setor Hoteleiro e Turístico Norte), do 1º Encontro Nacional do Projeto de Atendimento Ativo Negócio a Negócio. 

Em nove meses de implementação do Negócio a Negócio já foram realizados 280 mil atendimentos em todo o País. A partir de 2011, o projeto ganha maior abrangência e passa a atender também pequenas empresas. “Os resultados dos projetos variam de estado para estado. Estamos vivenciando um processo de aprendizado. Vamos continuar atendendo bem quem nos procura, mas não vamos mais ficar esperando aqueles que, por algum motivo, não conseguem chegar até o Sebrae. Há empreendedores que simplesmente não podem se afastar do seus negócios para buscar a orientação que precisam. O Negócio a Negócio vai lhes facilitar a vida”, ressalta o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

O atendimento no projeto acontece por meio de três visitas à empresa. No primeiro contato, o agente faz um diagnóstico dos pontos fracos em diferentes áreas como mercado, finanças, relacionamento com o cliente, processos e produtos. No segundo, o agente leva uma análise da situação da empresa e apresenta sugestões de mudanças por meio de iniciativas como a participação do empresário em cursos e palestras oferecidos pelo Sebrae. Na terceiro, o agente verifica se a empresa está adotando as medidas sugeridas.

No encontro que acontece em Brasília, na terça-feira e na quarta-feira, haverá oportunidade de se discutir aspectos operacionais do Negócio a Negócio. “Vamos ouvir as histórias dos agentes. A idéia é levantar as dificuldades e repartir experiências que ajudem a alavancar o projeto”, explica Silmar Rodrigues, analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

Marido de aluguel
A participação em palestras foi o recurso oferecido ao Empreendedor Individual Nei Gonzaga, morador do Distrito Federal. Sua empresa já nasceu formalizada, apesar de inserida em um ramo do setor de serviços novo no mercado brasileiro. Há um ano, quando a Nei Gonzaga Marido de Aluguel começou sua atividade, o profissional já havia se tornado um Empreendedor Individual. O trabalho como prestador de serviços domésticos é uma inovação no mercado de trabalho brasileiro. Por isso, segundo Nei, surgem muitas dúvidas sobre a gestão do negócio.

A dificuldade foi identificada pelo agente de orientação empresarial, que sugeriu ao empreendedor as palestras do Sebrae. Somente nesta semana, Nei assistiu a duas: uma sobre como formar o preço para os seus serviços e outra sobre como administrar sua empresa. “Estou aprendendo a tocar meu negócio. Sempre quis ter uma empresa e, depois de trabalhar por sete anos como funcionário, não tinha o conhecimento para isso. As palestras estão me ajudando muito”, revela.

Nei conta que o negócio está sendo rentável. Por mês, recebe cerca de R$ 1,7 mil pelos serviços prestados, o dobro do que ganhava como assalariado de uma empresa do ramo da construção civil.

Serviço:

Agência Sebrae de Notícias: 2107- 0106 / 9110
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800  

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

Fonte: http://www.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=32&cod=10363019&indice=0

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário